"Havia dinheiro" para cinco linhas de TGV
"Da minha parte nunca pus em causa o projeto das cinco linhas de alta velocidade que vinham do Governo anterior [PSD]. Com base em estudos que tinham sido feitos, pareceu-me razoável", afirmou Mário Lino, realçando que, até ter deixado o Governo, em 2009, estiveram "sempre" em cima da mesa as cinco linhas.
Na comissão parlamentar de inquérito às parcerias público-privadas (PPP), o antigo governante, do Governo de José Sócrates, defendeu que "havia dinheiro" e o projeto da alta velocidade tinha "uma participação muito forte da União Europeia".
"Andaríamos nos 11 mil milhões de euros e a participação do Estado seria qualquer coisa como 40%", declarou.
Escusando-se a comentar a decisão do seu sucessor António Mendonça, Mário Lino disse que, quando deixou o Governo, "todos os trabalhos estavam em curso", referindo que o troço Poceirão-Caia estava em apreciação final e estava a decorrer o concurso do troço Lisboa-Poceirão, que incluía a terceira travessia sobre o Tejo.
"O nosso Governo não desistiu de nenhuma delas nem considerou que eram mal pensadas, mas considerou que a prioridade da construção não era igual para todas", sublinhou.
Mário Lino defendeu que o projeto da alta velocidade "era importante para o país", considerando que "Portugal está atrasado", comparando com a rede se alta velocidade europeia que está em expansão.